Turismo na Aldeia Ocoy

A aldeia e Terra Indígena de Tekoha Ocoy, unicamente habitada por Guaranis, está localizada na região de fronteira, no município de São Miguel do Iguaçu. Sofre influência da imigração de indígenas do Paraguai e Argentina que vem em busca de melhores condições. Localizada à beira do lago da usina de Itaipu, é a aldeia que tem mais habitantes por metro quadrado das aldeias da Rede Solidária Popyguá. As famílias possuem uma renda diversificada, através da comercialização de mandioca, artesanato e trabalho assalariado em cooperativas da região.

Roteiro de Tekoha Ocoy

Grupos: 20 pessoas
Chegada: 09h
Periodicidade: Quintas-feiras

Atividades

  • 09:00h – Chegada e acolhimento na Opy’i (casa de reza)
  • 09:30h – Caminhada na Natureza
  • 12:00h – Almoço com alimentos tradicionais (podendo ser com peixe, mandioca e outros alimentos conforme a época e disponibilidade).
    Após o almoço conversa sobre a cultura Guarani; espaço para a conhecer o artesanato, frutas e outros produtos.
    Momento livre para apreciar o lago e suas belezas naturais.
  • 14:30 – Visita guiada pela agrofloresta
  • 15:30 – Encerramento na Opy’i com apresentação do coral Guarani

Valor a Combinar

R$—- por pessoa

Informações

Fone whats: (42) 98401-3219 com Antonio Carlos Guedes (Toni) TEMBIAPO
Email: turismo@tembiapo.com.br

Um pouco de história…

Escrito em tupi-guarani e traduzido em português por Ademir Ava Izu Vilialba e Joana Izabel de Almeida
Educandos do Curso Formando em Rede, 25 de setembro de 2012.

Tekoha ocoi pe oiko guarani Ñandeva, ojetopa Município de São Miguel do Iguaçu-PR,tavámba’e tetãygua oiko raka’e Jakuntinga pe, ha y oñepyru ojupi ojejapokausa Hidrelétrica de Itaipu,upeagui Ava kuery oho oiko Município de São Miguel do Iguaçu pe, ary 1982.
Ange raka’e pe Tekoha pe ka’aguy gueteri ha ndahagueteri akue Tekoha.Uperamo Ava kuery oñemomba’e Tekoha rãre mokoi(2)ary rire 1984 pe ojapo Tekoha.Ko’anga oñehenoi Aldeia Ava Guarani Tekoha Ocoi,oguereko va’ekue 680,ha uperire y oñepyru ojupijey ko’anga tekoha oguereko 231 ha Tekoha oje demarca 1987 pe.
Karai Simão ha Kasemiro he’i tekoha iporã ha yvy michi tetãygua kuerape. Omombe’u avei ndoikoi ñorairõ jurua kuerareve. Yma rakãe ava kuera oi 70 ha oiko akue tembi’u kokuere, yva’are, pirakuture.Ko’anga oi 150 tetãygua kuera ha oñondivepa roime 700 tetãygua kuera ha 300 mitã . Ko’anga roguereko mbo’eroy, ha oguereko mokoipa irundy mbo’ehara ha(364) temimbo’e.
Roguereko tesai renda ha roikove ñemity kokuere ha tembiapojegua ha juruakuera ome’eva.

desenho-historia-aldeia-ocoy-min

Tradução
A aldeia Ocoy é composta por indígenas da etnia Ava Guarani, localizada no Município de São Miguel do Iguaçu-PR, a população indígena antes morava na aldeia de Jacutinga, que foi inundada pela construção da hidrelétrica de Itaipu, por isso as famílias indígenas mudaram para o Município de São Miguel do Iguaçu no ano de 1982.
Anteriormente o lugar era cheio de mata, ainda não era aldeia, então as famílias ocuparam esse lugar e depois de dois anos, em 1984, se formou a aldeia que agora é chamada Aldeia Avá Guarani Tekoha Ocoy, que tinha a área total de 680 hectares, só que depois inundou uma parte e a área ficou com 231.887 hectares que foi demarcada em 1987.
Os senhores Simão e Casemiro relatam que a aldeia é um lugar bonito, mas a área de terra é pequena e insuficiente para os moradores. Contam que quase aconteceram conflitos e desconfianças entre os não indígenas que não aceitavam a presença dos indígenas em suas terras que ainda não haviam sido indenizadas.
Antes tinha 19 famílias e 70 pessoas que se mantinham da agricultura, frutas, pesca, caça, etc.
Hoje a população é de 156 famílias cadastradas e 24 não cadastradas, ao todo são 170 famílias, totalizando 700 pessoas, sendo aproximadamente 300 crianças de 0 a 6 anos.
Hoje na aldeia tem escola com 25 turmas e cerca de 364 alunos matriculados até o ensino médio, temos posto de saúde na comunidade.
Sobrevivem basicamente da agricultura familiar, vendas de artesanatos e recursos do governo.