Quem Somos

O Tembiapo

mapa da rede Rede Solidária Popyguá

Aldeias da Rede Solidária Popyguá

O Tembiapo é um empreendimento Guarani que nasceu da necessidade de desenvolver uma estratégia de
comercialização coletiva para o artesanato e plantas medicinais e aromáticas. Dessa forma, esse empreendimento é
formado por indígenas de diferentes aldeias pertencentes à Rede Solidária Popyguá, tendo em comum, a arte de produzir peças de artesanato, a cultura e conhecimento sobre as plantas.

Organização

Organizado nas aldeias em grupos produtivos, as famílias e os indivíduos interessados, produzem as peças de artesanato e fazem o cultivo das plantas medicinais e aromáticas para a produção de óleo essencial. O processamento ocorre na casa de extração e no laboratório, localizados em Guarapuava. Também em Guarapuava se encontra a loja do Tembiapo que serve de sede para distribuição e comercialização do artesanato.

Produção

O artesanato é uma das principais fontes de geração de renda das famílias indígenas. A arte tradicional Guarani na elaboração de peças artesanais tanto para uso quanto para decoração e a diversidade da floresta local e nacional, dão às peças o toque cultural, sustentável em uma linha que mantém a tradição e a arte genuína, mas também se atualiza no designer e utilidade de novas peças. Dessa forma, o Artesanato Guarani se mantém e se reinventa a cada dia. As peças são feitas a partir de um manejo adequado dos recursos naturais usados como matéria prima (madeiras, fibras, folhas, sementes, flores, plumas, tinturas, etc); possibilitando uma harmonia entre o ser humano e a floresta. O conhecimento tradicional em plantas medicinais também faz parte da cultura guarani. A partir desse empreendimento as famílias passam a cultivar espécies em maior escala para a extração do óleo essencial. É a magia das plantas e o seu poder em benefício da saúde humana capturados na sua essência em pequenos frascos, formando a linha de óleos essenciais do Tembiapo. Ao adquirir os produtos Tembiapo você está ajudando no desenvolvimento econômico e social das comunidades indígenas da etnia Guarani; além disso, sua escolha pelos produtos Tembiapo contribui para a sustentabilidade ambiental do planeta.
O empreendimento Tembiapo faz parte das atividades do projeto Nossa Aldeia Nosso Ambiente patrocinado pela Petrobras e do projeto Ambiente Inteiro, Terra Indígena da Cabeça aos Pés, apoiado pela Fundação Interamericana – IAF. Visite a página e conheça as peças de artesanato, um pouco de sua história e a linha de óleos essenciais. Boas Compras!